terça-feira, 3 de maio de 2011

Literatura - Caim

Muita gente diz que se o livro começa ruim pode desistir porque ele vai continuar ruim. Isso acontece muito mas não é uma regra, e digo isso pois a minha indicação de leitura de hoje começa ruim mas a medida que vai avançando vai prendendo a atenção de forma avassaladora, alias ele foi escrito por um dos grandes mestres da literatura que , José Saramago.



Esse mestre que faleceu no dia 18 de Junho de 2010 deixou como herança uma obra prima da literatura, o romance Caim da editora Cia das Letras. O grande e renomado autor que já ganhou o Prêmio Nobel, nos mostra nesse livro um Deus diferente do que nós conhecemos e ouvimos em igrejas, sinagogas, templos ou midias. Ele nos expõe um Deus fadado a erros e muitos erros, que em nome de comprovação da fé dos homens comete atrocidades com a humanidade.



Na obra, Caim filho de Adão e Eva, mata seu irmão Abel por achar que o mesmo era mais bem quisto por Deus do que ele próprio. Após fazer essa maldade Deus condena Caim a ficar vagando sem destino pelo mundo e faz uma marca em sua testa que é contestada nas varias localidades que Caim passa.


Nessas andanças de Caim ele vai cruzando a viajando no tempo e passando por varias epocas e varias aldeias. Nisso ele presencia a tentativa de Abrãao matar seu filho em nome de Deus, passa pela destruição de Sodoma e Gomorra ordenada por Deus , acompanha a construção da arca de Noé e entre outros momentos das histórias biblicas. E ao ver tanta coisa acontecendo ele contesta sobre a benevolência de Deus e de seus anjos.


Eu nunca tinha lido nada do Saramago, somente visto a adaptaçao do seu livro "Ensaio sobre a cegueira" para o cinema, e confesso que comprovei a genialidade do autor. A linguagem do livro é um pouco complexa e me exigiu repetir várias vezes alguns paragrafos mas confesso que valeu a pena, gostei muito do que li e recomendo a todos. Porém se você for um religioso fervoroso não vai gostar muito da obra.

2 comentários:

  1. Olá Rogerinho!
    Ler Saramago é um verdadeiro exercício co nossa imaginação e, pincipalmente, porque mexe com nosso estado passivo diante dos conceitos de ser humano. Caim é ótimo, nós permite refletir sobre nós mesmo diante de suposto deus criado de tudo, inclusive o bem e o mal e como usamos esses valores nas nossas relações assim como o fez o criador de tudo.
    Aproveite e leia também "Evangelho segundo jesus cristo" é melhor que "Caim", querendo te empresto com muito gosto. Bjs querido!

    ResponderExcluir
  2. Olaaa Tia Mirian
    Nossa adorei o comentario, sabe que é verdade msm é um completo exercicio Mental...foi a primeira obra dele que li, e me tornei fan já... fiquei curioso sobre o Evangelho e com certeza vou aceitar o emprestimo assim como esta a sua disposiçao o Caim se ainda nao leste....
    obrigado pelo comentário e por ter entrado no Blog, se um dia quiseres escrever algo ou divulgar algo o blog esta a sua inteira disposição...Um grande Beijo e obrigado por tudoo

    ResponderExcluir