terça-feira, 10 de maio de 2011

Cinema - Feios, sujos e malvados

ma vez fui fazer um curso de teatro e o ministrante do curso me indicou um filme europeu( Italiano) dizendo que era importante que olhassemos devido a interpretação. Ao olhar esse filme chamado Feios, sujos e Malvados do ano de 1976 fiquei extasiado e ao mesmo tempo apavorado pelo que eu estava vendo.






O filme conta a história de Giacinto( Nino Manfredi) que mora em uma pequena casa com seus 10 filhos, parentes e mulheres, já que no meio do filme ele acrescenta uma amante nesse apertado lar. Então tendo como QG essa pequena casa o filme vai contando a história de seus moradores, que bem como diz o nome são feios, sujos e malvados. O filme extrapola em cenas de miséria e sexo, porém de forma divertida e muito divertida.


No desenrolar da trama varias coisas vão ocorrendo e todas envolvendo o chefe da casa Giacinto que recebeu uma indenização por ter perdido o olho, porém ninguem sabe onde anda esse dinheiro visto que ele é o cara mais pão duro de toda a Italia. Então fica da imaginação de vocês criar a cena de mais de 10 pessoas morando em uma barraco e sem dinheiro. Essa realidade não está muito distante não é?


Eu, particularmente, sou apaixonado pelo cinema europeu e isso aumentou graças a esse filme. Ele tem direçao de Ettore Scolla que é extremamente renomado na antiga Europa. Porém ao meu ver ele se superou na história dessa família enorme mais que mostra o quanto se ama e o quanto o Giacinto é mão de vaca.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Música - O teatro mágico

Imaginem misturar musica, teatro, circo, poesia em um grande sarau amplificado onde a platéia é uma extensão dos artistas, podendo participar das musicas e das atividades que estão ocorrendo no palco. Isso parece uma realidade distante se pensarmos nas bandas atuantes, porém existe, e é brasileirissimo. Uma trupe de Osasco vem conquistando fãs a cada apresentação e não é pra menos, pois os mesmos reunem musica de qualidade, com arte circense(malabarismos, pirofagia, trapézio) e poesias de qualidade sempre com mensagens que no fazem refletir.Calma pessoal não precisam ficar curiosos eu vou revelar o nome da trupe, ela se chama O Teatro mágico e tem como vocalista um dos grandes poetas da atualidade chamado Fernando Anitelli.


O teatro mágico é uma é uma das principais bandas brasileiras a levantar a bandeira da arte independente, mostrando todo o profissionalismo e seriedade que os profissionais desse movimento tem para mostrar.




A trupe possui possui dois CDs, o primeiro se chama "Entrada para Raros" com músicas mostrando um mundo mágico que nos faz viajar para outras dimensões e nos apaixonar ainda mais pela vida. Já nesse segundo album chamado " Segundo ato" as músicas nos abrem os olhos para problemas urbanos que muitas vezes nos passam despercebidos, mas isso tudo de forma poética, como não poderia ser diferente em se tratando do Teatro Mágico. O grupo tambem nos presenteou com 2 DVDs de shows, onde podemos ver toda a paixão que os músicos tem pelo seu trabalho bem como o amor dos fãs que se emocionam ao ouvir versos como " Só enquanto eu respirar vou me lembrar de você"




Falando do Teatro Mágico eu falo de tudo pois como diz o poeta Fernando Anitelli " Se tudo o que eu preciso se parece, porque que não se junta tudo numa coisa só". Para quem se interessou pela trupe e quer mais informações sobre a mesma, ela possui um site com todas as informações de contatos, agendas de shows, lojinha e varias outras coisas. O site está lindo. Entrem no site abaixo e confiram:


terça-feira, 3 de maio de 2011

Literatura - Caim

Muita gente diz que se o livro começa ruim pode desistir porque ele vai continuar ruim. Isso acontece muito mas não é uma regra, e digo isso pois a minha indicação de leitura de hoje começa ruim mas a medida que vai avançando vai prendendo a atenção de forma avassaladora, alias ele foi escrito por um dos grandes mestres da literatura que , José Saramago.



Esse mestre que faleceu no dia 18 de Junho de 2010 deixou como herança uma obra prima da literatura, o romance Caim da editora Cia das Letras. O grande e renomado autor que já ganhou o Prêmio Nobel, nos mostra nesse livro um Deus diferente do que nós conhecemos e ouvimos em igrejas, sinagogas, templos ou midias. Ele nos expõe um Deus fadado a erros e muitos erros, que em nome de comprovação da fé dos homens comete atrocidades com a humanidade.



Na obra, Caim filho de Adão e Eva, mata seu irmão Abel por achar que o mesmo era mais bem quisto por Deus do que ele próprio. Após fazer essa maldade Deus condena Caim a ficar vagando sem destino pelo mundo e faz uma marca em sua testa que é contestada nas varias localidades que Caim passa.


Nessas andanças de Caim ele vai cruzando a viajando no tempo e passando por varias epocas e varias aldeias. Nisso ele presencia a tentativa de Abrãao matar seu filho em nome de Deus, passa pela destruição de Sodoma e Gomorra ordenada por Deus , acompanha a construção da arca de Noé e entre outros momentos das histórias biblicas. E ao ver tanta coisa acontecendo ele contesta sobre a benevolência de Deus e de seus anjos.


Eu nunca tinha lido nada do Saramago, somente visto a adaptaçao do seu livro "Ensaio sobre a cegueira" para o cinema, e confesso que comprovei a genialidade do autor. A linguagem do livro é um pouco complexa e me exigiu repetir várias vezes alguns paragrafos mas confesso que valeu a pena, gostei muito do que li e recomendo a todos. Porém se você for um religioso fervoroso não vai gostar muito da obra.